quinta-feira, 30 de junho de 2011

Niver do meu super amigo ROD







terça-feira, 17 de maio de 2011

TEMPO DE RENASCER

Tema – Renascer para continuar a viver

A águia é uma ave que chega a viver até setenta anos. Mas, para alcançar essa idade, ela tem de tomar uma séria decisão por volta dos quarenta anos.

É uma fase em que está com as unhas compridas e flexíveis e já não consegue caçar. Seu bico alongado e pontiagudo está curvo. Suas asas envelhecidas e pesadas, por causa da grossura das penas, apontam para o peito. Voar está se tornando tarefa difícil.

Então, a águia tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinqüenta dias.

Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se a um ninho próximo a um paredão rochoso onde ela não necessite voar. Tendo encontrado esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico com o qual vai depois arrancar as unhas. E quando as unhas novas começarem a nascer, ela se põe a arrancar as velhas penas.

Somente depois de cinco meses, sai para o seu famoso vôo da vitória. E poderá, então, viver mais trinta anos.

formspring.me

Ask me anything http://formspring.me/patifabiana

terça-feira, 10 de maio de 2011

Psicanalista oferecido pelo SUS

ISTO E O BRASIL............

O psicanalista é ....


                                                                                                                                                                                                                                      O Psicanalista é......um curioso que "encara" seu medo em olhar para si, olhando para os outros.

Deve ser muito angustiante viver de ter que vivenciar tantas neuras, reprimindo as suas durante o "ajudar"!

Sem rodeios é um 2 em 1.

Psicanalista é um sádico masoquista que vive a sublimar através do seu pseudo altruísmo.
.
Eu gosto dos sarcásticos...
Aqueles/aquelas que sabem que são exatamente a mistura disso.

Ser humano é tão bonzinho.

Um analista se forma no Divã, aprendendo o manejo das emoções, nos livros aprendendo a teoria e na supervisão dos casos, aprendendo abrir mão da própria demanda.


quer dizer;
Clinica
Ética
Epistemiologia

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PARABOLA DOS POTES

PARÁBOLA DOS POTES


Haviam dois grandes potes e belos que, num canto do quintal, falavam entre si:

- Ah, que tédio! Que vida! Viver aqui exposto a tudo, sol, vento, chuva, calor... Por mais que me proteja, como sobreviverei? Aqui estou perfeitamente tampado, lacrado para proteger-me e ainda assim sinto-me ameaçado, vazio. Não vejo graça em estar aqui.

Tranqüilamente retrucava o outro pote:

- Veja, eu me encontro aqui, aberto, nada me protege a boca, ou melhor, o meu interior. Cai chuva, eu a recebo. Vem o vento, eu o sinto dentro de mim. Vem o sol e me leva as gotinhas que retornam para o céu. E nem por isso sinto-me ameaçado...

- Ora, grande vantagem! Seu interior não guarda mais a cor original como o meu, sua cor é cada vez mais diferente. Você não é mais o mesmo...
- Sim, e isso me alegra! O meu interior transforma-se a cada dia à medida em que novas coisas me penetram. Posso sentir cada criatura que me visita e cada uma delas deixa algo de si para mim, assim como deixo para elas, pouco a pouco, a minha cor.

- É mais... você não tem mais paz, a todo instante você é solicitado, carregam você todo o dia para levar água, ao passo que eu permaneço no meu lugar. Ninguém me incomoda, quando se aproximam já sei que é a você que eles querem.

- Sim, se me solicitam é porque tenho algo a dar e o que dôo não é diferente do que você pode dar. Deixo-me encher pela água da chuva, que cai tanto sobre mim quanto sobre você. Encho-me até transbordar. Outros seres precisam desta água e eu os sirvo. Esvazio-me e deixo-me encher de novo, assim minha vida é um constante dar e receber. Enquanto isso, desinstalo-me, saio, do meu pequeno mundo e vou ao encontro de outros mundos. Já conheci potes diversos, animais, pessoas, tantas coisas e seres! E cada uma faz-me perceber, ainda mais, o pote que eu sou.

- Não sei... se continuar assim, brevemente serás um pote quebrado, gasto, e então de que adiantará tudo isso?
- Creio que se me desgasto a cada dia é para ser possível levar vida a outros seres.
Vejo que o mais importante não é ser um pote intacto tal como fui feito, mas um pote de valor como estou tornando-me. Se vou durar pouco tempo não importa, se o pouco que eu viver tiver sentido. trouxer-me alegrias e fizer-me sentir cada vez mais o que é ser pote, isto me basta.

Já era tarde, o sol já havia se escondido quando os dois se cansaram de falar. O pote aberto, sentindo-se cansado logo adormeceu, o que não foi possível para o outro pote; ele não conseguira dormir pois algumas palavras ditas pelo companheiro vinham-lhe à mente e não o deixaram em paz.

TRANSFORMAR O INTERIOR! TER PAZ! ESVAZIAR-SE! DEIXAR-SE ENCHER! DEIXAR ALGO DE SI! SER POTE! DESINSTALAR-SE! SER PEQUENO MUNDO! SER FELIZ! SER ÚTIL AO IRMÃO! LEVAR ALEGRIA! SER HUMILDE! SER PACIENTE! SER MANSO! COMPROMETER-SE COM O REINO DE DEUS!

Na manhã seguinte, enquanto um pote acordava, o outro dormia, porque fora grande seu esforço para tirar a tampa que o acompanhava por tanto tempo.

ICS CS

"A Psicanálise propõe mostrar que o Eu não somente não é senhor na sua própria casa, mas também está reduzido a contentar-se com informações raras e fragmentadas daquilo que se passa fora da consciência, no restante da vida psíquica... A divisão do psíquico num psíquico consciente e num psíquico inconsciente constitui a premissa fundamental da psicanálise, sem a qual ela seria incapaz de compreender os processos patológicos, tão freqüentes quanto graves, da vida psíquica e fazê-los entrar no quadro da ciência... A psicanálise se recusa a considerar a consciência como constituindo a essência da vida psíquica, mas nela vê apenas uma qualidade desta, podendo coexistir com outras qualidades e até mesmo faltar. "
o homem não é tomado como centro do universo, como um fim em si mesmo, muito pelo contrário, ele é decomposto, dividido e despedaçado pelo jogo das pulsões, movido por algo 'mais além'...há um outro que fala nele!Nem tudo que se passa é acessado por nos pois ELE SOFRE, ou pela ação do super ego ou porque ele não contem os impulsos que emanam do ID e aí seria SURTO.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sintoma

Agradeço a Deus por ter te colocado em minha vida. Nós dois estávamos na hora errada e no lugar certo. Naquele momento, tudo foi tão perfeito. Cada segundo que eu passei contigo, tentei aproveitar o máximo possível, pois sabia que seriam os últimos e que seriam uns dos mais bonitos da minha vida.
Adorava ficar ao teu lado, sentir seu abraço, o teu cheiro, teu calor, você! Seu beijo  me fez acreditar que era possível... Eu precisei tanto de você!
Você fez parte de um momento maravilhoso da minha vida, você foi uma época na minha vida.
Foi um anjo lindo que veio perto de mim e me fez esquecer de todo o sofrimento que eu estava passando. Ai onde eu errei. Eu te idealizei demais, e não vi que era hora de você partir.
Mas já não há tempo. . . 
Foi - se o tempo.
Nunca pertencemos um ao outro, sempre tomamos rumos diferentes, com escolhas diferentes, Mas quando você decidiu se afastar pode ter certeza de que levou um pedaço de mim.
Não quero que você tenha pena de mim, ou pense que eu estou sofrendo por tua causa. Quero sim, que você fique feliz pelo simples fato de eu ter tido a oportunidade de tentar te cativar. . . 
Nunca te pedi nada em troca, pois eu tinha você. Mesmo distante, dentro do meu universo, eu te buscava, eu te sonhava. E pode ter certeza, de que cada momento e que cada pensamento meu, foi sincero.
Você me cativou desde o primeiro segundo em que te vi. E sei que agora tenho que te deixar partir da minha vida.
Não vou, e nem posso mentir o quanto está sendo difícil pra mim, e mesmo que os nossos caminhos nunca mais se cruzem, vou seguir em frente feliz, pois quando olhar para trás, você estará lá, fazendo parte de um momento especial do meu passado.
Eu te desejo toda a felicidade do mundo e torço muito por você, apesar das minhas atitudes infantis como diz você, saiba que sempre terá em mim uma amiga pra tudo que você precisar.
"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ociosos da felicidade um do outro." Platão

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O amor...

"Amor é o fascínio recíproco de duas pessoas por aquilo que elas têm de menos dizível, de menos socializável; de refratário aos papéis e imagens delas mesmas que a sociedade lhes impõe; aos pertencimentos culturais."
Talvez seja esse um dos maiores desafios que os casais encontram nos relacionamentos duradouros: manter esse fascínio vivo mesmo quando os pertencimentos culturais e os papéis impostos pela sociedade vão ganhando primazia à medida que o relacionamento vai se solidificando e se enraizando no dia-a-dia do casal.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Em busca de um Diagnostico...

Muitas pessoas chegam aos consultórios de psicologia e psicanálise ansiosas para encontrar um nome que abarque aquilo que sentem, uma palavra que encerre a dor, a angústia e, às vezes, a culpa ou as dúvidas que as afligem. Isso, porém, nem sempre é fácil, e de pouco adianta se o paciente não puder compreender o que se passa com ele e se responsabilizar pelo próprio tratamento, atribuindo sentidos a sua patologia. A atração que os testes exercem sobre muitos leigos,pode ser explicada pelo desejo de quantificar e medir características pessoais e comportamentais. E em alguns casos eles têm sua função. Mas ainda que tenham validação científica e possam ser usados para ajudar a entender o quadro clínico, os testes não são definitivos, seja para medir inteligência, seja para determinar a presença de um transtorno mental. Sem dúvida, em algumas abordagens (e em determinados casos) eles são úteis na tarefa de oferecer informações que favoreçam a compreensão da situação clínica de forma mais ampla. Mas não sempre – e raramente de maneira perene. Há ocasiões em que as palavras impressas em um prontuário ou ditas por um profissional acerca de determinado quadro psíquico podem soar como uma espécie de sentença, promovendo a desastrosa rotulação do paciente. No Brasil, muitos psicólogos evitam recorrer a essa ferramenta, pelo menos no primeiro momento. Em vez de apostar em um diagnóstico único, pleno e “definitivo”, acreditam que, em muitos casos, mais importante que reduzir a situação a um único termo é ouvir o paciente, entender sua lógica e seus sintomas. Afinal, é na possibilidade de elaboração, ampliação do espaço psíquico e transformação e que se embasa o ofício do psicoterapeuta.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A metafora do porco espinho

O Porco-Espinho


porco-espinho-g.jpg


Tema: Convivência

Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem ao clima hostil.

Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhe forneciam mais calor, calor vital, questão de vida ou morte.

E afastaram-se feridos, magoados, sofridos...

Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes.

Doía muito...

Mas essa não foi a melhor solução: afastados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para conviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.

Assim aconchegaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

Os homens têm tentado aprender a conviver entre si, como os porcos-espinhos. Mas no final do segundo milênio é tempo dos homens aprenderem com os pandas e com os pássaros que se abraçam prazerosamente por inteiro, sem se ferirem, apesar de suas garras e bicos. Esse é o aprendizado do AMOR.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Onde se encontra a felicidade?

O aluno estava a aprender novos conhecimentos com seu mestre. Após várias lições chegou um dia em que o mestre disse ao seu aluno que havia chegado a hora de apresentar algo que planejava mostrar desde o início, mas que esperava o momento em que o aluno estivesse preparado, e aquele era o momento.
Convidou então o aluno para uma caminhada ao destino misterioso. Os dois juntos subiram algumas montanhas e após um longo trecho, ao chegarem ao pico mais alto de uma montanha o aluno indagou seu mestre:
- Mestre, já andamos bastante! Quando iremos chegar?
O Mestre disse:
- Já chegamos!
O aluno então olhou ao seu redor e indignado disse ao seu mestre:
- Não vejo nada de especial aqui, somente o alto de uma montanha como qualquer outra, não há nada aqui! Onde está aquilo de tão grandioso que fizera esperar tanto tempo para ser mostrado?
O mestre então disse a ele:
- O que quero lhe mostrar está bem abaixo de você, aos seus pés.
O aluno então avistou um pedra, pegou-a na mão e indagou ao seu mestre com energia:
- Por que andamos toda essa distância para mostrar uma simples pedra?!
O mestre com paciência disse:
- Mas você estava tão contente durante nossa caminhada, contou histórias, brincou, riu, compartilhou várias aventuras comigo…
O aluno ficou calado por alguns segundos e logo após disse:
- Mestre! “A felicidade está em nossa caminhada e não no destino final…”